Curadoria literária para os públicos infantil e juvenil idealizada por quem é apaixonada por livro.

AUTOCONHECIMENTO

A literatura nos possibilita sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o medo, o bem-estar e a segurança. As histórias descortinam o mundo dos conflitos nas situações enfrentadas pelos personagens e, desse modo, servem de espelho para as próprias vivências do leitor.

PENSAMENTO CRÍTICO

Os livros não falam por si mesmos; são os leitores e seus mecanismos de interpretação que dão sentido ao texto. Ler implica uma troca de significados entre o escritor e o leitor, oportunizando a este último a construção de sua própria maneira de ver e viver o mundo.

EMPATIA

Ao ler, abrimos uma porta entre o nosso mundo e o mundo do outro. Podemos compreender um pouco mais sobre quem está do lado de lá, descobrir outra ética, outros lugares, realidades e diferentes modos de ser.

AUTOCONHECIMENTO

A literatura nos possibilita sentir emoções im- portantes como a tristeza, a raiva, o medo, o bem- -estar, a segurança. As histórias descortinam o mundo dos conflitos nas situações que são en- frentadas pelos personagens, e desse modo servem de espelho para as próprias vivências do leitor.

PENSAMENTO CRÍTICO

Os livros não falam por si mesmos, são os leitores e seus mecanismos de interpretação que dão sentido ao texto. Ler implica troca de sentidos entre o escritor e o leitor, oportunizando a este último a construção da sua própria maneira de ver e de viver o mundo.

EMPATIA

Ao ler abrimos uma porta entre o nosso mundo e o mundo do outro. Podemos compreender um pouco mais sobre quem está do lado de lá, desco- brir outra ética, outros lugares, realidades, diferen- tes modos de ser.

NOSSOS VALORES

DIVERSIDADE

Compreendemos a necessidade do espaço escolar possuir um acervo literário que contemple a diversidade de gêneros textuais, editoras, autores e ilustradores. Ter um repertório que ofereça literatura indígena, protagonismo negro, poesia, livros informativos, clássicos, quadrinhos, abecedários, entre outros. Não se trata de uma simples busca por textos diferentes, mas de oferecer a contraposição entre o conhecido e o desconhecido, o simples e o complexo, em um processo que amplifica e aprofunda o olhar do leitor.

QUALIDADE

Bons livros não subestimam seus leitores, possuem vocabulário rico, adaptações que respeitam os clássicos, autores e ilustradores empenhados em entregar obras capazes de encantar as infâncias das pessoas de todas as idades. O livro ilustrado, especificamente, pode oferecer possibilidades estéticas que refinam o olhar e aumentam a capacidade interpretativa da criança.

REPRESENTATIVIDADE

A conexão com os livros por meio de algum marcador social em comum – como, por exemplo, o gênero, a regionalidade e a etnia – torna a criança capaz de reconhecer a si mesma, reforçando a crença de que ela pode viver as mais diversas experiências.

INDEPENDÊNCIA

O nosso conteúdo é independente, não é vinculado a editoras e nem a patrocinadores.

NOSSA ATUAÇÃO

Entregamos projetos literários personalizados, construídos com a participação ativa da escola e que conectam as famílias no processo. São algumas das propostas:

Seleção de livros literários

Palestras para as famílias

Encontros com autores

Oficinas para professores e mediadores de leitura

Renovação contínua do acervo da biblioteca

A BIBLIOTECA

Este espaço precisa se manter pulsante para que os livros circulem pelos corredores da escola. Por isso, é imprescindível que a renovação do acervo seja periódica e contemple variados temas e gêneros literários, garantindo, assim, um repertório plural, capaz de atender à diversidade que habita o ambiente escolar.

Por que ler para o bebê?

A leitura na primeiríssima infância 

De zero a 3 anos de idade: esse é o período de maiores possibilidades de aprendizagem do ser humano. Nessa fase, as conexões dos neurônios se estabelecem dependendo do capital genético, das experiências e dos estímulos recebidos (daí a importância de oferecer boa literatura para os bebês).

NÃO EXISTE PRÉ-LEITOR. O BEBÊ É UM LEITOR PLENO, UM CONSTRUTOR DE SIGNIFICADOS DESDE O INÍCIO DE SEUS DIAS.

PARA O BEBÊ, OS LIVROS:

  • São as primeiras representações do mundo;
  • Ajudam a nomear os sentimentos;
  • Contribuem para entender o fluxo de uma narrativa (o passar das páginas simboliza o passar do tempo);
  • Ajudam a se reconhecer nos personagens e, assim, a decifrar a si mesmo e ao outro.

A leitura e os adolescentes

Você sabe o que os adolescentes querem ler?

 

A resposta a essa pergunta é o ponto de partida do projeto, que tem como finalidade estabelecer um vínculo entre os adolescentes e a leitura literária. Acreditamos que essa relação será mais facilmente alcançada se os alunos puderem ser ouvidos e se forem envolvidos no projeto literário escolar.

PACIFICAR O QUE AS ESCOLAS QUEREM QUE O ALUNO LEIA.
SABER QUAL LITERATURA INTERESSA VERDADEIRAMENTE AO JOBVEM LEITOR 
Algumas propostas literárias para esse público são:
  • Encontros com autores
  • Clube de leitura
  • Projeto: “A Biblioteca é Nossa”

Crescemos como leitores quando somos desafiados por leituras progressivamente mais complexas. Quando partimos do que já conhecemos para o desconhecido, ampliando, assim, os nossos horizontes.

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É na floresta dos contos de fadas que as crianças encaram o lobo, as bruxas, o medo dos sustos, e a noite escura. É nesse cenário que elas enfrentam grandes desafios, superam seus medos e amadurecem. Saem de lá mais corajosas, como se tivessem feito uma espécie de travessia. Entram inseguras e saem confiantes, vitoriosas. É isso que queremos proporcionar à sua escola: essa travessia literária, capaz de transformar não apenas o ambiente escolar, mas o mundo.
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AUTOCONHECIMENTO

A literatura nos possibilita sentir emoções im- portantes como a tristeza, a raiva, o medo, o bem- -estar, a segurança. As histórias descortinam o mundo dos conflitos nas situações que são en- frentadas pelos personagens, e desse modo servem de espelho para as próprias vivências do leitor.

PENSAMENTO CRÍTICO

Os livros não falam por si mesmos, são os leitores e seus mecanismos de interpretação que dão sentido ao texto. Ler implica troca de sentidos entre o escritor e o leitor, oportunizando a este último a construção da sua própria maneira de ver e de viver o mundo.

EMPATIA

Ao ler abrimos uma porta entre o nosso mundo e o mundo do outro. Podemos compreender um pouco mais sobre quem está do lado de lá, desco- brir outra ética, outros lugares, realidades, diferen- tes modos de ser.

AUTOCONHECIMENTO

A literatura nos possibilita sentir emoções im- portantes como a tristeza, a raiva, o medo, o bem- -estar, a segurança. As histórias descortinam o mundo dos conflitos nas situações que são en- frentadas pelos personagens, e desse modo servem de espelho para as próprias vivências do leitor.

PENSAMENTO CRÍTICO

Os livros não falam por si mesmos, são os leitores e seus mecanismos de interpretação que dão sentido ao texto. Ler implica troca de sentidos entre o escritor e o leitor, oportunizando a este último a construção da sua própria maneira de ver e de viver o mundo.

EMPATIA

Ao ler abrimos uma porta entre o nosso mundo e o mundo do outro. Podemos compreender um pouco mais sobre quem está do lado de lá, desco- brir outra ética, outros lugares, realidades, diferen- tes modos de ser.